sexta-feira, outubro 14, 2005

Before Sunrise & Before Sunset...

Boa noite caros bloguistas.

Não! O blog não está abandonado, pelo que vou aqui postar sobre dois filmes que vi recentemente e dos quais gostei bastante.

Em 1995, "Before Sunrise" retrata a história de Jesse (Ethan Hawke), um rapaz com o coração partido, que acaba de romper uma relação que julgava estável, conhece Celine (Julie Delpy), uma decidida mas ponderada estudante francesa. Os seus olhares cruzam-se, há uma empatia imediata, e ambos trocam ideias, sonhos, confidências, como se conhecessem há muito. Quando chegam a Viena, local de paragem para Jesse, ele apercebe-se que não quer deixar Celine permanecer uma desconhecida, e decide convencê-la a saír com ele e passarem a noite juntos em Viena, à descoberta da cidade. Ela aceita, e assim começa um romance de uma noite, tão intenso que nunca mais os abandonará.

Ao nascer do dia, combinam encontrar-se de novo, naquele mesmo local, dali a 6 meses, mas infelizmente o destino não vai estar do lado deles, e só se reencontram 9 anos mais tarde, como verificamos em "Before Sunset". Jesse está casado, tem um filho e é escritor, indo a Paris para promover o seu novo livro, que fala nada mais nada menos do que num amor intemporal por uma estudante francesa que conheceu em Viena 9 anos antes... Celine vê-o na livraria, e reencontram-se, para se redescobrirem enquanto pessoas, amigos, e almas gémeas, que nunca se conseguiram esquecer. Ficam juntos? Voltam para as vidas que construíram um sem o outro? Depende muito de nós, como responde Jesse a um jornalista... Se formos românticos, talvez queiramos que fiquem juntos. Se formos cínicos, é provável que desejemos o contrário. Mas na realidade, o que importa é o que partilharam, os momentos bonitos que viveram juntos, porque na realidade, são os pormenores que fazem a diferença

E foi o que me lembrei de dizer sobre estes dois filmes dos quais gostei bastante, tentando não estragar a experiência a quem ainda não viu e conta ver... Aconselho vivamente, pois o seu visionamento faz-se acompanhar de uma sensação de esperança, de intimidade e de amor muito acolhedora, e acho que é capaz de aquecer a maioria dos corações de forma madura e sólida, sem por um momento se tornar lamechas.

*Darko, a gaja que ainda tenta acreditar no amor*

1 Comments:

Blogger ADEK said...

:O ganda maluka...a nossa martinha, mt viajada...aie!!! realmente, deve ser alta sensação estar nos sítios onde eles estiveram...Mt bom!:) Não sabia desses pormenores... Ag não tas aki na AP, mas kd te vir da proxima vez (deve ser daki a uns minutitos...) vou te cravar mais uns pormenoroes...:P

12:27 da tarde, outubro 17, 2005  

Enviar um comentário

<< Home